Blogue de divulgação cultural, escrito por 28 pessoas. Um texto por dia, todos os dias.

domingo, 3 de março de 2013

Arte Nambam

por Bruna Valério

para aceder à primeira parte do artigo, clique aqui.


Em jeito de continuidade com o texto do mês passado, continuarei a falar da arte Namban. Na parte um deu-se um breve parecer sobre o que esta era, nesta segunda parte irá falar-se sobre as diversas tipologias desta mesma arte. Para uma melhor visualização da vasta informação, começo por deixar um esquema:



Podemos ver então, que existem duas grandes categorias: a arte Kirishtan, os artefactos de origem sacra, e arte Namban na sua vertente utilitária.
Começaremos por descrever a primeira categoria. Esta divide-se em três grupos, o mobiliário litúrgico onde pertencem as estantes, a sua forma não varia muito, o que já não se pode dizer em relação à decoração, sempre presente o símbolo da Companhia de Jesus; as caixas de Hóstias das quais se faziam um grande número, todas dentro do mesmo tamanho (9 a 10 centímetros) e com a mesma decoração (lacadas com uxuri, decoração a maquié e madrepérola) e nunca esquecendo o símbolo da Companhia de Jesus; os oratórios com pinturas a óleo no interior, de 50 por 40 centímetros, que são inseridas numa armação de meias portas decoradas em ouro, prata, madrepérola. Finalizados com um frontão, geralmente, triangular e que ostentam ou a pomba do espírito santo, o símbolo da Companhia de Jesus ou uma cruz. Esta era a base geral, alguns podiam, claro, ser mais complexos e apresentar mais elementos arquitetónicos, e cofres para guardar Santos, já variavam no tamanho e a decoração não escapava muito ao que foi dito acima.
O segundo grupo são as pinturas, estas faziam parte dos oratórios (e não só) apresentam traço maneirista, o que se reflete no alongamento das figuras, com feições calmas e de olhar baixo.
E, finamente, o terceiro as gravuras e livros, que tendo em conta a temática, serviria para instruir, fazer propaganda da religião e eram ornamentação para livros. Existem muitos exemplos bem conservados desta arte, e muitos das gravuras eram utilizados como quadros decorativos.
Na segunda categoria, arte namban de vertente utilitária temos, objetos comuns, como cadeiras, mesas (uma inovação para os japoneses) e baús que começam a ter tampas abauladas. A pintura e a gravura que não divergem muito da que foi descrita acima, mas simplesmente usadas para outros propósitos sem ser os religiosos. E, finalmente, os biombos. São a mais conhecida forma de arte namban, apesar de já existirem antes da chegada dos portugueses ao Japão, depois deste acontecimento a sua popularidade atingiu novos níveis, bem com as técnicas e temas utilizados. A sua estrutura pesada evoluiu para uma mais leve, mais prática e tornaram-se mais versáteis, passaram a retratar temas nambans, quer momentos do dia a dia, como a chegada dos portugueses, as trocas comerciais, os missionários. E foi nesta altura que, pela primeira vez, a figura humana tomou uma posição de relevo na pintura dos biombos.
Esta é uma visão muito simplificada e generalizada, e para aprofundamento do tema, aconselho as obras por onde me segui:
- DIAS, Pedro, História da Arte Portuguesa no Mundo (1415-1822): O Espaço do Índico, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, pp. 455-500
- JANEIRA, Armando Martins, Figuras de silêncio: a tradição cultural portuguesa no Japão de hoje, Lisboa, Junta de Investigações Científicas do Ultramar, 1981, pp. 39-49, 73-80
- PINTO, Maria Helena Mendes, Arte Namban: Os portugueses no Japão, Lisboa, Fundação do Oriente, 1990
- SOBRAL, Luís de Moura, “Os Bárbaros do Sul no Japão: A Arte Namban” in A expansão marítima portuguesa, 1400-1800, Lisboa, Edições 70, 2010, pp. 429 – 434


Sem comentários:

Enviar um comentário