Blogue de divulgação cultural, escrito por 28 pessoas. Um texto por dia, todos os dias.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fim do Mundo


por Bruna Valério

De certo que todos a certa altura do ano que se passou ouviram falar do "Dia Horribilis" (se me permitem a expressão) que se aproxima. Chega-se aquela altura, que parece vir de vários em vários anos, em o mundo está perto do fim. Ao longo da história o Homem sempre se preocupou com a destruição do seu planeta, temos, como exemplo disso, a obra do medievalista francês George Duby "O Ano Mil". Este livro fala da Europa Medieval cristã que acredita que aquando da passagem para o ano 1000 o mundo vai acabar e como consequência isso cria, no geral, dois grupos de pessoas. Uns tornaram-se ainda mais religiosos, em busca da salvação, e outros tornaram-se mundanos e perderam a sua fé. Ou seja, desde muito, muito cedo o dia da destruição da nossa sociedade fazia parte da preocupação do Homem, e moldava as suas ações, passando a fazer parte do seu quotidiano, a espera pelo dia do Juízo Final, assim é chamado este momento.

            O Homem evoluiu, a ciência avançou, as mentes mudaram, mas ainda assim, a quantidade de teorias do final do mundo não diminuiu, basta fazer uma pesquisa rápida no Google e, encontramos dezenas, arrisco mesmo a dizer centenas. Umas já se passaram, como por exemplo a teoria de Nostradamus do ano 1999, o bug do milénio, o dia 06 de 06 de 06 (666), passagens de cometas, só para dizer algumas. Fazemos aqui um ponto de situação, desde 1999 o mundo já sobreviveu a pelo menos quatro finais.

            E estamos frente a frente com mais uma teoria, bem na verdade duas, 12/12/12 e 21/12/12, a última ganhou mais notoriedade. Este solstício de Inverno marca o fim do calendário maia, o fim de um ciclo e, por alguma razão, começou a crença de que isso era um marco de algo significativo, e claro, só podia ser o fim do mundo. Não vos parece estranho que a mente humana esteja programada para assumir o pior das coisas? Para conseguirmos sempre alguma data, algum evento para marcarmos o fim do mundo? Apesar de várias tentativas de provar o que irá acontecer nesse dia, nada foi aceite na comunidade científica, mas na verdade esta teoria não teria ganho tanta fama se não se acreditasse nela. E com o dia cada vez mais perto de certo que os crentes se farão notar de todas as maneiras possíveis.
            De qualquer maneira, desde da Idade Média já existiam estas teorias e, bem, nós continuamos por aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário